História [ editar ]
O Peixe Papagaio, ou Ciclídeo Paragaio, é um híbrido que resulta do cruzamento do Ciclídeo Midas, Amphilophus citrinellus, e do Cichlasoma synspilum. Por ser um híbrido não tem nome científico, nem irá receber um.
Temperamento [ editar ]
O Peixe Papagaio tem fama de ser pacífico, mas pode ser temperamental. Por vezes mostra-se agressivo com outros peixes, mas dependendo do tamanho, pode viver num aquário comunitário. O ideal contudo, é viverem aos pares.
Descrição [ editar ]
O Ciclídio Papagaio é um peixe de água doce. Pode crescer bastante, até 30 cm, mas geralmente ficam-se pelos 20 cm.
Reprodução [ editar ]
Por serem híbridos, 90% da população é estéril. As hipóteses de reprodução de um casal são bastante diminutas, mesmo quando são postos ovos, geralmente não são fertilizados e acabam por não se desenvolverem. Isto não quer dizer que não seja possível. Há relatos de peixes que se reproduziram em cativeiro. Contudo, os amantes da aquariofilia defendem que não se deve fazê-lo por questões éticas, visto os peixes não existirem na natureza.
Controvérsia [ editar ]
O Ciclídio Papagaio não é um peixe bem recebido pela comunidade de amantes da aquariofilia. Este peixe é produzido pelo Homem, não existe na natureza e tem bastantes deformações que lhe dificultam a vida. Para além disso, os peixes são naturalmente vermelhos ou amarelos, mas muitas vezes são injectadas cores nas escamas para lhes dar outras tonalidades. Um processo com uma alta taxa de mortalidade.
Há mais de 2300 espécies de Ciclídios e a maioria dos aquariofilistas defendem que há variedade suficiente para agradar a todos e não recorrer à hibridização das espécies.
Há mais de 2300 espécies de Ciclídios e a maioria dos aquariofilistas defendem que há variedade suficiente para agradar a todos e não recorrer à hibridização das espécies.
Nenhum comentário:
Postar um comentário